Nas bancas de cada feira regional do Brasil, nas propriedades rurais, nas fábricas, nos terreiros, nos mercadinhos, nos armazéns somos apresentados a uma variedade incrível de alimentos. Mas quais existem apenas em Belém (PA), Caruaru (PE), Santana de Parnaíba (SP) ou em Blumenau (SC)? E nas outras 5,5 mil cidades do país? Foi isso que motivou a criação do Sacola Brasileira, em 2013: conhecer os nossos produtos cotidianos e que representam a cultura alimentar brasileira e sua essência.
A busca pelos contextos dos ingredientes que enriquecem os preparados daqui e dali é que estimula esta pesquisa sem fim do Sacola. Um lugar que junta o máximo de informações sobre as origens, os preparos, as curiosidades, as formas de cultivo/extração de produtos que são brasileiros mas que muitos brasileiros desconhecem.
Tem uma frase do historiador italiano Massimo Montanari, no livro O mundo da cozinha, que resume bem a intenção desta empreitada: “Buscar nossas próprias raízes, sem preconceito, significa encontrar os outros que vivem em nós”. Por isso, que te convido a viajar, conversar, ler e se informar junto comigo, por todas cidades, pessoas e livros pelos quais já passei e passo para entender melhor nossa cultura alimentar. Bora?
Boa leitura!
Rachel Bonino
Além de saborear as histórias, agora você pode também experimentar os produtos! Foi com esse objetivo que criamos o Garimpos, no começo de 2020. Selecionamos cestas temáticas com produtos regionais, garimpados a partir do trabalho de pesquisa, jornalismo e produção de conteúdo digital do blog.
Rachel Bonino é jornalista especializada em alimentação, com pós-graduação em história e cultura da gastronomia. Criadora e autora dos textos do blog Sacola Brasileira. Já assinou reportagens em revistas especializadas no tema, além de assinar a coluna Sacola Brasileira na revista Menu. É responsável pela seleção dos produtos do Garimpos.
Deborah Bonino Zancanella é irmã da Rachel. Com passagem pela área de vendas de produtos de luxo e atendimento ao cliente também é apaixonada por viagens, culturas locais, artesanatos e culinária regional. Além de fazer o contato com fornecedores e com clientes, também é responsável pela seleção dos artesanatos e decoração das sacolas do Garimpos.