É um tubérculo (Calathea allouia), é chamado de batata paraense, mas em nada lembra o gosto da batata convencional. O ariá veio pra confundir, não para explicar, assim como o Chacrinha! Comprei 1 kg dessas raízes peludas para testar todas as possibilidades aqui na cozinha de casa. Sim, porque soube que se pode a partir dele fazer sopa, purê e até a versão assada.
Comi o ariá cozido com sal e… como explicar o sabor? Me senti como os cronistas do século XVI, da período do descobrimento do Brasil, que vieram para cá para narrar como eram a terra e seus habitantes. As descrições sobre comida comparavam os novos alimentos com os conhecidos na Europa. Sem o apoio de câmera fotográfica, restava imaginar como eles eram, ou então decifrar as ilustrações feitas a partir destes depoimentos, que nem sempre reproduziam de fato o alimento.
Tendo como base o meu repertório alimentar, então digo: o ariá é crocante como rabanete, tem sabor que lembra cana-de-açúcar e formato de mandioquinha. Sacou? Ainda bem que tenho a imagem aí em cima par me ajudar nessa…
Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o ariá tem altíssimo valor em proteínas, de qualidade bem superior às encontradas na batatinha portuguesa, por exemplo. Também pode ser chamado de variá ou leren, e suas folhagens podem também ser usadas como ornamentação.
O ariá que comprei na barraca da D. Carmelita no Ver-o-Peso, em Belém, veio da cidade de Acará, interior do estado. Paguei caro, R$10 o quilo. Mas tinha que aproveitar: a época de ariá começou. Não podia perder essa. 😉
*Ei, você! Quer sempre saber das últimas do Sacola? Então curte a página do blog no Facebook!
rachel querida, fiquei morrendo de vontade de ir pro pará!!!
Bom dia! Infelizmente não uso Facebook… Estou a procura de muda de batata ariá para comprar, será que vocês tem para vender?
Mas fácil encontrar ariá na Região Norte do país, viu. Fora dali é bem difícil de achar!
Ja comi apenas uma, adorei! Ando a procura, vou la no veroca procurar . Obrigada pela informaçao.
Adorei!
Qual é a época da colheita do ariá ?
Olá, Ademar! Época de ariá é entre julho e agosto, lá no Pará.
Ontem tive o primeiro contato com este tubérculo. Primeiro me disseram que era uma fruta. Então me deram uma para experimentar. Senti como se fosse o sabor de um sabugo de milho verde cozido. Aquele pedaço molinho que acabamos mordendo depois que se acamam os grãos.
Hoje me deparei com um pacotinho, entregue por nosso segurança, para que eu mesmo faça em casa.
O pacotinho lembra aquele de batatinha pequena que se usa em conservas. Então tentarei fazer em conserva para ver como fica. Detalhe: Custo do pacotinho com, em torno de 600 grs. R$ 2,00.
Hoje, 20.08.2014, no programa da Ana Maria, o chef utilizou o ariá para acompanhar o peixe grelhado e também o cará roxo.As pessoas que estavam no programa adoraram!!A região Norte é riquíssima em seus sabores.Não nasci aqui ,mas amo demais esta região.